Entre 1929 e 1939, Antoine de Saint‐Exupéry publicou três livros que o tornaram mundialmente famoso: Correio sul (1929), Voo noturno (1931) e Terra dos homens (1939). Neste volume, esses livros, que são também o mais genuíno registro literário sobre a Aéropostale, se apresentam em traduções novas e com notas. Mais do que um marco dos 120 anos de nascimento do autor, é uma oportunidade de revisitar não apenas a literatura de que emanam reflexões filosóficas e humanísticas, mas também de rever um capítulo da história muitas vezes negligenciado: a criação da aviação francesa.
Nessas obras se revelam os traços comuns à experiência de jovem piloto de correio que se autodescobre dominando os céus, com a visão do horizonte e das mais diversificadas paisagens terrestres. Dessa primeira fase também se filtram o espírito de camaradagem e os esforços para o cumprimento de um dever — o de transportar o correio pontualmente.
Correio sul tem a voz narrativa de um chefe de escala que conta os descaminhos amorosos de um de seus camaradas, Jacques Bernis. Já Voo noturno trata das escalas ligadas à Argentina, ao Paraguai e ao Brasil. Por último, Terra dos homens quebra o fluxo ficcional, sendo um belíssimo conjunto de textos autobiográficos através dos quais se conhecerão os tempos áureos da Aéropostale, como também a sombra da guerra que se aproxima e as trágicas experiências com acidentes aéreos que o piloto sofreu.
ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY nasceu em Lyon em 29 de junho de 1900. Foi piloto e escritor, conhecido como o "poeta da aviação" por ter feito de sua profissão a matéria-prima de seus livros. Piloto militar e civil, em 1926 foi contratado pela empresa de correio aéreo Latécoère em Toulouse (França). Pilotou entre Toulouse e Dakar, foi diretor do braço argentino da Aéropostale e se engajou como piloto de reconhecimento logo no começo da guerra. O autor desapareceu misteriosamente no curso de uma missão militar, em 31 de julho de 1944.